A cerveja, que já é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo, vem expandindo seu mercado de forma Ãmpar. Fato esse que é devido à enormidade de tipos e variações existentes. Assim, iremos hoje falar um pouco de alguns tipos dessa sagrada bebida.
Pilsen: Cerveja de baixa fermentação, leve armagor, integrante da famÃlia Lager.
Weisenbier: Também denominada Weissbier, é feita a base de trigo, com alta fermentação, podendo ser filtrada ou não. São frutadas com aromas e sabores diversos, integrantes da famÃlia Ale.
Stout: Muito comum na Irlanda, tem na Guinness seu principal representante. Também é integrante da famÃlia Ale, com alta fermentação e aromas e sabores de torrefação.
Hefeweiss: cerveja próxima da Witbier, porém sem especiarias e feita com trigo alemão.
Belgian Strong Ale: Como o próprio nome nos indica, também é integrante da famÃlia Ale. Ela se divide em alguns subtipos. É de alta fermentação, encorpada, com maior aroma e sabor frutado com marcante presença de malte e lúpulo.
Altbier: cervejas tÃpicas alemãs, mantendo a produção tipicamente Ales, todavia com associação com as do tipo lager.
Dubbel: Cerveja frutada, com sabor equilibrado e médio corpo, de coloração marrom e alta fermentação, integrante da famÃlia Ale e é do tipo belga.
Lager Black: Bebida com tom avermelhado, de baixa fermentação, aromas maltados e com 6,3% de teor alcoólico.
Lager Schwarzbier: Integrante da famÃlia Lager, por serem produzidas com malte torrado, tem a coloração mais escura. Aroma carregado na torrefação, com notas de chocolate e café.
American Pale Ale: Dependendo da adição de lúpulo, pode variar de coloração, indo da mais clara e acobreada.
Witbier: cerveja clara e com aspecto turvo, por não ser submetida ao processo de filtragem. Comumente com adição de especiarias, como coentro e laranja.
Irish Red Ale: Leves e suaves ao paladar, bem equilibrada, com inÃcio mais adocicado, com finalização marcante de malte e de sua torrefação.
Veja também: Você sabe diferenciar as cervejas de trigo?