Se você acha que tudo começou com aquela colherzinha de biotônico que sua mãe te dava e que abria seu apetite na infância, está muito enganado. Santas ‘receitinhas’ caseiras com algum teor alcoólico já vêm correndo o mundo desde a antiguidade. Quase todas preparadas com muito carinho por mães de todos os lugares do planeta.
Não podemos comprovar cientificamente a eficácia delas, mas como mãe é mãe em qualquer lugar do mundo, o melhor é respeitar e ouvir seus conselhos. Confiram abaixo algumas delas:
No Egito Antigo:
As antigas mães egÃpcias já usavam o vinho misturado a certos compostos ativos de plantas, pois descobriram que eles se dissolviam melhor em meios etÃlicos. E assim preparavam para seus filhos pomadas e xaropes para diversas enfermidades.
Na Rússia:
Começou a sentir o nariz congestionado? Dor no corpo? Resfriado batendo na porta? As mãezinhas moscovitas acreditam piamente que mel, limão, pimenta, gengibre e vodka são remédios eficazes na prevenção da gripe.
Nos paÃses nórdicos e da Europa Central:
Glühwein (glyuvayn) Quem em bom português significa Vinho quente, inicialmente começou sendo preparado para afastar os resfriados, essa bebida lembra muito o nosso quentão. O vinho tinto é aquecido a 70-80 graus com açúcar, frutas citricas e especiarias e passou de receita de ‘mãe’ receitinha caseira contra gripe para compor festas e comemorações sociais.
No Brasil (região norte):
As garrafadas são produtos comuns na medicina popular dessa região, prometem curar quase todo tipo de doença. Produzido originalmente pelas mães indÃgenas através da maceração de plantas medicinais adicionados a vinho branco ou cachaça. Hoje é fácil encontrar em diversas regiões do paÃs em feiras, casas de ervas, barracas de ambulante e claro, ainda produzido por algumas zelosas mães para saúde dos seus filhotes.
Depois de tanta dedicação para cuidar da nossa saúde, vamos comemorar o dia das mães fazendo um grande brinde para elas! Feliz dia das mães, não esqueçam seus casacos e bebam com moderação.
Marcela Marvel, Colaboradora.
Fonte de pesquisa:
www.coletivocurare.wordpress.com
https://www.salton.com.br/curiosidades/historia-do-vinho
http://super.abril.com.br/ciencia/dez-mil-anos-de-pileque-a-historia-da-bebida