Nem o fígado escapa de envelhecer!
Tem notado que suas ressacas estão demorando mais pra melhorar? Se notou isso, é sinal que seu corpo está envelhecendo. Com o passar do tempo, nosso corpo vai reagindo mais devagar com tudo, inclusive com as bebedeiras.
O pesquisador e toxicologista Young Chul Kim, da Coréia do Sul, conduziu uma pesquisa com ratos e comprovou, que, nosso corpo responde pior as bebedeiras quando ficamos mais velhos.
A ressaca aparece quando o fígado não consegue concluir o processo de metabolização do álcool, feito em duas etapas: etanol vira acetaldeído (substância tóxica responsável pelos sintomas da ressaca), que vira acetato. Só que o fígado só consegue metabolizar um drink por hora.
Se passar disso, seu corpo vai acumular acetaldeído. Aí pode esperar pela ressaca.
E quanto mais velhos ficamos, mais tempo o fígado precisa para desencadear o processo de desintoxicação. Logo, maior a concentração de acetaldeído no corpo.
Mas tem mais culpados por aí, aumento e perda de peso também podem ajudar na dificuldade de metabolização do álcool.
“Quando o peso do corpo de alguém aumenta, o nível de álcool no sangue diminui, uma vez que se distribui pela massa e gordura do corpo. Isso leva a pessoa a beber mais sem se dar conta”, explica Kim. “Quando alguém perde peso e bebe a mesma quantidade de antes, a intoxicação aumenta devido à distribuição limitada do álcool pelo corpo”, finaliza.
Isso explica muita coisa né?
Vi na Super Interessante