Quando alguém pergunta, qual é o melhor vinho, uma das respostas mais óbvias (nem sempre a correta) é “o vinho do Porto”. Pois bem, em uma pesquisa realizada, verificou-se que Portugal é o segundo país no ranking de exportação da bebida para o Brasil.
Segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Portugal está atrás, apenas do Chile, e na frente da Argentina. Para se ter uma ideia, apenas entre janeiro e maio de 2018, os vinhos portugueses superaram quase 8% das importações em relação aos vinhos argentinos.
Se a comparação for feita com o ano de 2017, chegamos a conclusão de que a exportação para o Brasil de vinhos portugueses sofreu um incremento de 12%, nada mal para um período de crise.
Segundo o MDIC, os países que mais venderam vinhos para o Brasil foram o Chile, Portugal, Argentina, Itália, Espanha e França, ocupando do primeiro ao sexto lugar, respectivamente.
É por isso que os produtores portugueses estão comemorando e investindo em ações de marketing, como uma forma de conquistar ainda mais mercado em um país onde o produto alcoólico mais consumido, ainda é a cerveja.
Portugal ainda foi um país bem premiada no concurso “Sélection Mondiales des Vins”, competição de extrema importância entre os produtores de vinho.
Com essas ações, é provável que os Portugueses conquistem ainda mais nosso mercado, pois, não é difícil verificar que o vinho vem ganhando espaço em terras nacionais.
Fonte: Terra