Não é de hoje que nomes diferentes e estranhos de cervejas, vem dominando as cervejarias brasileiras, como a cerveja Gol da Alemanha, lançada em agosto passado em homenagem aos inesquecÃveis 7 x 1  de Brasil e Alemanha.
Agora é a vez das séries.
Pegando carona no sucesso de Narcos, série produzida pela Netflix, onde o ator Wagner Moura interpreta Pablo Escobar, a cervejaria mineira Capa Preta, produziu a cerveja Plata o Plomo, que significa “dinheiro ou chumbo”, expressão usada para avisar policiais que aceitam suborno (plata) ou serão mortos (chumbo).
A Plata ou Plomo é Imperial Black Rye IPA, inicialmente produzida em edição limitada, de apenas um barril, mas como fez sucesso, ela retornará sua produção e dessa vez em escala comercial, chegando a todo Brasil através de loja online.
– Plata o Plomo é meio que “ou vai ou racha”, “aqui o esquema é esse”. O nome é uma brincadeira com o jargão de Pablo Escobar, que ilustra a força e o perigo que é essa cerveja – explica Lucas Godinho, proprietário da Cervejaria Capa Preta.
– É uma cerveja negra intensa. Sua espuma é bege, densa e duradoura. Possui 8% de teor alcoólico e amargor nobre elevado (80 IBU). Apesar de toda a potência e intensidade, é uma cerveja fácil e deliciosa de se beber, o que a torna um pouco perigosa – completa.