Dando continuidade à série “Os Benefícios da cerveja“, vamos falar um pouco do efeito que a ingestão MODERADA da bebida pode causar: a diminuição do risco de infarto. Isso mesmo, você não leu errado, a cerveja, quando ingerida de modo moderado, gera benefícios para a saúde, entre eles, a intervenção reduzindo o risco de infarto.

cerveja

Essa afirmação é pautada no resultado realizada por pesquisadores suecos que descobriram que beber até um litro de cerveja por semana reduz em até 30% o risco de sofrer um ataque cardíaco ao longo da vida.

No estudo foram acompanhadas 1,5 mil mulheres ao longo de 32 anos. Durante esse período, elas relataram a quantidade de vinho, cerveja e destilados que consumiam. Com esses dados, os pesquisadores comparam os casos de derrame, infarto, diabetes e câncer sofridos por elas, analisando também os hábitos alcoólicos, estilo de vida, tabagismo entre outros fatores essenciais.

Dessa forma, constataram que quem bebia cerveja moderadamente corria menos risco de ter um infarto de que os abstêmios e os beberrões.

Por seu turno, também foram constatado que o risco de aquisição de câncer aumenta em até 50% para quem ingere vodka e uísque.

Esse estudo, é ratificado por vários estudiosos e pesquisadores, inclusive com estudo publicado no IV Simpósio sobre Saúde e Cerveja.

O médico Ramos Estruch, do serviço de medicina interna do Hospital Clínico de Barcelona, afirma que beber cerveja de modo moderado, melhora o sistema cardiovascular e diminui o risco de complicações a ele relacionadas, como o infarto do miocárdio.

Veja também:

Os benefícios da cerveja – Parte 2: Melhora no empenho sexual