Eu como bom brasileiro não poderia fugir à regra de deixar as coisas para a última hora, e assim inicio com uma triste notÃcia: a festa já acabou! Isso mesmo, diferente do que imaginamos, a Oktoberfest acontece na segunda quinzena de setembro, se encerrando nos primeiros dias de outubro. Schade!
Mas senta que lá vem história! No dia 12 de setembro de 1810 ao meio dia originou-se a tradicional festa com a comemoração do casamento do então prÃncipe bávaro Ludwig I e aconteceu em um local que passou a ser chamado Theresienwiese, em homenagem à noiva, e ainda hoje é neste mesmo parque que a festa acontece.
A festança de aproximadamente duas semanas estava aberta a todos os moradores de Munique e agradou tanto os convidados que fez com que já fosse marcada uma nova edição para o ano seguinte e assim até hoje.
Nos anos seguintes, para comemorar o casamento, novas edições foram realizadas e começaram a ser adicionados outras atrações como venda de produtos artesanais e brinquedos como carrosséis e balanços.
Em seus mais de 200 anos, a festa não aconteceu apenas 24 vezes por conta das guerras e outros contratempos.
A cerveja é hoje a figura principal da festa, que se inicia com a abertura do primeiro barril, e ela é servida nas tradicionais canecas chamadas de Maßkrug e, como não pode faltar na Alemanha, é vendida em horários pré estabelecidos.
De segunda a sexta, a cerveja é servida de 10:00 até 22:30 e as tendas ficam abertas até 23:30. Sábados, domingos e feriados, abrem às 9:00, o horário de fechamento é o mesmo.
O clima na cidade é contagiante, muitas pessoas vestem os trajes tÃpicos e músicas tradicionais alemãs podem ser ouvidas por todos os lugares.
A entrada no parque é gratuita, mas as filas são muito comuns e, nos horários de pico, as tendas podem estar cheias sendo impossÃvel a entrada, então é necessário estar relaxado e deixar a festa te levar.