Olá caros amigos leitores do Bebida Liberada, pensei em escrever para vocês dois textos sobre bebidas com ouro, sim, isso mesmo, bebidas com esse metal precioso. Nesse primeiro momento, irei abordar o Licor Glodscholäger e no próximo, sobre a Vodka Tsarskava Zolotaya Premium.
O licor Goldschläger é de origem Suiça, ainda que seja uma bebida italiana e com denominação decorrente da língua alemã, e vem em uma distinta e linda garrafa transparente em forma de sino, com um visual único em decorrência dos flocos de ouro.
Um fato curioso é que depois de seu lançamento, a Dolgschläger teve que ser submetida a um processo de reformulação, eis que a quantidade de flocos de ouro inicial, chegou a causar reações alérgicas em seus consumidores.
Trata-se de espécie de “Obstschnapps”, nome alemão destinado para os destilados de frutas límpidas, claros como água, porém fortes, secos, e de elevado teor álcoólico. Ainda, há quem denomine o gênero apenas de “schnapps” (por entender que essa bebida seria espécie de gim holandês ou de aguardente), que tem origem na língua germânica do brocado “schnaps” que significa “bole, bocado” e ainda do “Baixo Alemão” “snappen” que significa “corte ou mordida brusca”.
Destaca-se que a denominação “Schnapps” não se aplica aos destilados de vinho, visto que para os brandies alemães utilizamo termos como “Branntwein”. Ademais, as “Grappas” italianas também não se enquadram nessa caterogia, tampouco destilados de outros países, como os Calvados franceses e a cachaça brasileira.
Precisamente o Goldschläger é um licor com flocos de ouro 24 kilates, que ficam flutuando em seu conteúdo. Tem a textura densa e viscosa.
É uma deliciosa bebida de canela com toques de baunilha e pimenta, no qual os flocos de ouro destinam um charme exótico e exclusivo. Como contraponto aos outros lícores, é extremamente forte com graduação alcoólica de 43,5%.
O sabor da canela é marcante. Algo único e MARCANTE por ser FORTE.
Amon,
“Hodierno ancião, Procurador, engenheiro, mágico e músico. Adepto de esportes radicais e artes marciais. Tresloucado da vida. Enófilo aventureiro“