“Perceber a turfa de um Single Malt é sentir o perfume e o gosto do solo da Escócia”.
TÔ DE VOLTA NEGADS! @Onifodente na área para introduzir vocês (Hehehe) no tipo mais tradicional de Whisky escocês. O Single Malt.
Single Malt é fabricado com 100% de cevada maltada em alambiques de cobre do tipo Pot Still em uma única destilaria. Por isso, o nome “Malte Único”.
Os Whiskys escoceses, reconhecidos mundialmente pela sua qualidade, seguem uma série de procedimentos de produção que garantem suas características peculiares. Entre os procedimentos típicos da produção de um uísque escocês está o uso do peat ou turfa como combustível nos fornos de secagem dos grãos maltados que serão utilizados na produção do uísque. Dizem que, “Perceber a turfa no Whisky é sentir o perfume e o gosto do solo da Escócia”.
O Single Malt também pode ter um sabor mais frutado, amadeirado, trazer sabores de algas marinhas, iodo, gengibre e outras especiarias.
Esse delicioso tipo de Whisky é finalizado e maturado em barris de Carvalho tradicional escocês, barris americanos de Bourbon, barris de Carvalho de Xerez, barris de Rum, entre outras opções. Tudo isso influencia na qualidade do Whisky. O Barril é responsável por até 70% do sabor do Whisky.
“Ah, Lobão… Então não é só a idade do Whisky que influencia na qualidade dele?”
Claro que não… E foi bom você tocar nesse assunto, já que existe uma diferença entre “Idade de Envelhecimento” e “Idade de Maturação” de um Whisky.
Vamos começar mencionando o processo de fabricação do Whisky, que, ao seu final, não se tem o Whisky que consumimos, mas um líquido transparente, de alto teor alcoólico e imaturo chamado de Spirit.
Depois de destilado, o Spirit é armazenado em barris de Carvalho (madeira nobre para envelhecimento do Whisky), que remove as asperezas do Spirit, arredonda a bebida e faz a maturação ao longo dos anos.
O Single Malt deve ter três anos de envelhecimento em barris de Carvalho. Esse é o estágio inicial e não conta na idade do Whisky. Após isso, temos a Idade de Maturação que é feita em outro Barril. Aqui acontece uma alquimia, onde a madeira transfere seus aromas e sabores ao Single Malt que conferem o que nos atrai para a Água da Vida. A Maturação é feita com controle de temperatura, luz e sol, geralmente com isolamento térmico. Um ambiente cavernoso que oferece um bom berço para o Whisky.
Mas a Maturação deve ser controlada. Para um bom Single Malt, deve ser de, no mínimo 10 anos, porém, um Whisky que passa muitos anos em maturação tem o seu Spirit totalmente destruído pelo tanino da madeira tornando o Single Malt extremamente amadeirado ou amargo.
“E esse eu posso colocar gelo, energético, água de coco e beber na balada, Oni?”
SÓ SE VOCÊ FOR UM IMBECIL RETARDADO SEM NOÇÃO NENHUMA!
“Credo, cara… Por quê?”
O gelo diminui a temperatura da bebida, faz com que as moléculas do líquido agitem menos e, consequentemente, faz com que o Whisky pronuncie menos os seus sabores e aromas. Portanto, NÃO META UM FUCKING ICEBERG DE DESILUSÃO NUM COPO DE SINGLE MALT!
“Tá, Lobão… Então, como eu faço?”
Sirva o Single Malt em um copo baixo e deixe descansar no copo por quatro ou cinco minutos, assim, o álcool não é agitado, ficando menos evidente no sabor te proporcionando um maior equilíbrio para que você tenha um sabor mais rico do Whisky.
Como eu disse no texto anterior, grandes conhecedores de Whisky indicam que se use DUAS GOTAS de uma água de EXTREMA QUALIDADE pingadas com um CONTA GOTAS na dose. Eles afirmam que essas duas gotinhas fazem com que o Whisky libere mais aroma e sabor.
“Oni, pode comer Doritos enquanto tomo um Single Malt?”
Cara, não indico muito levando em conta o valor que se paga num Single Malt. Mas vou te dar umas dicas de harmonização com esse delicioso Whisky.
Single Malt Turfado – Você pode harmonizar com alimentos defumados, Bacon, queijo provolone, ostras cruas, sementes secas (amêndoas, castanhas, etc.), chocolate 60% Cacau (semi amargo), ervilhas, arenque defumado, cavala apimentada ou crème brûlée.
Single Malt Frutado – harmonize com peixes, frutos do mar, chocolate branco com amêndoas, sementes secas (amêndoas, castanhas, etc.), frutas secas ou doce de maçã.
Single Malt Floral – Também harmoniza muito bem com Peixes, frutos do mar Sementes secas (amêndoas, castanhas, etc.), chocolate 60% Cacau (semi amargo), coentro, alcachofra, erva-doce e amora.
Uma dica: Consuma água durante a harmonização. O consumo da água vai lavar o palato entre uma degustação e outra para que você não perca as intensidades dos sabores que podem ser oferecidos pelas combinações. Pra cada 1 volume de Single Malt, ingira 3 volumes de água sem gás, de boa qualidade e em temperatura ambiente.
E, para finalizar, vamos desvendar um mito.
A cor de um whisky nos diz absolutamente nada sobre ele. Um whisky mais escuro não é mais velho que um whisky claro. Um whisky mais escuro não é melhor do que um whisky claro. Um Whisky escuro é só escuro. A cor mais escura do Whisky se deve à adição de caramelo ao processo.
SLANGEVAR!*
*Saúde em gaélico
Lobão, o Onifodente é apreciador de whisky e de mulheres por natureza, além de assuntar acerca de sexualidade, destila Rock n’ Roll e Blues em seus ouvidos. Acredita que nasceu para tornar a vida das pessoas que o cercam mais divertida, livre e informada. Com esse objetivo, desde 2008 cria conteúdo para Blogs e Web Magazines, além de ser dono dos desafios mais picantes da web no seu Twitter @Onifodente.