UÃsque, whisky, whiskey…cada forma de escrita vem de uma região diferente. Mas você sabe realmente como toma essa bebida de sabor tão peculiar?
Pois bem, estou aqui para ensiná-los!
Primeiro passo é escolher um bom uÃsque e, claro, de boa marca. Mas como diferenciar se ele é falsificado? Quatro passos simples…
– Primeiro: ele tem que ter um número de série atrás do rótulo principal, para isso você vira a garrafa de cabeça para baixo e vê se o número existe. É o mesmo que vem dentro da caixa.
– Segundo: balance bem a garrafa, se as bolhas e espuma subirem rápido, ele é original.
– Terceiro: bico dosador. Segundo a Legislação Brasileira todos os destilados devem vir com bico de dosagem.
– Quarto: com a garrafa em pé, descansada, pegue uma caneta e de um leve toque na garrafa com ela, depois balance a garrafa várias vezes e de mais um toque com a caneta nela. Se o barulho do primeiro toque for agudo e o segundo grave o uÃsque é original, pois o malte se misturou ao produto.
Wherever! Vamos beber a delÃcia:
– Cowboy: é a forma original, como se deve tomar MESMO. São três dedos da bebida pura, sem gelo, sem nada. Jeitinho macho de tomar.
– Scotch: se você não é tão macho, coloque duas pedras de gelo em dois dedos de uÃsque. O sabor fica suave, além de ficar mais fraco.
– Com qualquer outra mistura, seja essa com energético, água de coco e afins: gay…nem vou ensinar.
Mas não basta colocar na boca e simplesmente engolir. O uÃsque é uma bebida que deve ser degustada aos poucos…
Ao primeiro gole, coloque a bebida embaixo da lÃngua. Dessa forma, o álcool e a fermentação agem, fazendo com que as células gustativas se abram, amoleçam e a bebida seja ingerida sem esforço, pois com a pressão feita pela lÃngua o uÃsque é empurrado para a garganta. Isso tudo sem você fazer a temida careta.
Estranho? Experimente.