Os benefícios da Cerveja Parte 4 – Cerveja diminui risco de diabetes
Olá caros amigos leitores do Bebida Liberada, se você ainda não está convencido de que o consumo de cerveja traz benefícios para o corpo, essa é mais uma oportunidade de tentar convencê-los, eis que o consumo MODERADO de cerveja diminui o risco de diabetes.
Em um estudo espanhol, pesquisadores comprovaram que tomar uma caneca de cerveja por dia combate a diabetes, além de evitar ganho de peso e prevenir hipertensão. Destacou-se que além da graduação alcoólica baixa, a cerveja também contém ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio, nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.
O estudo, que realizou 1.249 pessoas acima de 57 anos, verificou que as mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, ao passo que os homens podem ingerir 3 copos.
Todavia, esse consumo tem que ser acompanhado com uma dieta saudável e com exercícios físicos regulares.
Outro detalhe importante é que o consumo é permitido até mesmo para quem já é portador de diabetes, mas, além de forma moderada, deve ser feito sempre com o acompanhamento de algum alimento. Tem que se destacar que o consumo isolado pode levar a hipoglicemia ou dificultar a recuperação de uma crise hipoglicêmica, já que o uso de insulina e de outros medicamenteos para controlar o diabetes é feito para baixar a glicemia, e o álcool tende a diminuir ainda mais estas taxas, o que pode causar um quadro crônico.
Sobre a diminuição do risco de aquisição de diabetes, mencionamos que o consumo do álcool moderado reduz em até 30% o risco, esse foi o resultado do primeiro estudo comparativo sobre o tema Diabetes e Álcool.
O médico holandês Lando Koppes analisou os resultados de 15 estudos internacionais, com o total de quase 370 mil participantes e, com esse gigantesco universo, chegou a mesma conclusão.
Por outro lado, estudos dos EUA, Finlancia, Coréia, Alemanha e Inglaterra também chegaram a conclusão de que o consumo de álcool pode agir de modo preventivo contra a diabetes tipo 2, a diabetes de idade.
Importante a fala do Dr. Koppes:
“O consumo moderado de álcool, assim sabemos, possui uma influência positiva sobre a pressão sanguínea, a sensibilidade à insulina e em inflamações crônicas. Além disso, ele favorece diversas substâncias no sangue como o colesterol HDL, que protege o coração e os vasos sanguíneos.”