Cachaça, uma boa ideia para a saúde
Certo é que a bebida alcoólica pode causar efeitos nefastos nas pessoas, por vezes desestrutura famílias, causa doenças, acidentes de trânsito, etc.
Porém, não menos certo é que ela pode, sim, nos trazer benefícios.
A ingestão moderada de substâncias alcoólicas tem a capacidade de dilatar a parede das veias e artérias e de elevar a temperatura do corpo, facilitando o fluxo sanguíneo, diminuindo a probabilidade de coágulos e doenças venosas.
Ademais, a ingestão moderada do álcool ainda trás para a pessoa o HDL, colesterol bom, mais elevado, além de diminuir indiretamente o risco de infarto.
E, por incrível que possa parecer, o consumo moderado das biritas podem causar melhora na capacidade intelectual e raciocínio, diminuindo assim o risco de Alzheimer.
Não há uma quantidade ideal para o consumo da cachaça, eis que há vários fatores que podem interferir, como o metabolismo de cada um. Entretanto a Organização Mundial de Saúde afirma que o consumo diário ideal é de cerca de 30g de álcool (etanol), o que corresponderia, mais ou menos, à duas doses da caninha.
Vale atenção o fato da cachaça possuir concentrações de outros compostos decorrentes da fermentação e do processo de envelhecimento, de modo que, a concentração de substâncias contaminantes não podem ultrapassar limites pré-estabelecidos pela lei, sob pena de colocar-se em risco a saúde do consumidor.
A caninha envelhecida ainda trás outros benefícios, eis que os compostos fenólicos dos barris de madeira possuem propriedades antioxidantes e anticoagulantes.
Ademais, uma pluralidade de fenóis simples e polifenóis são encontrados em cachaça envelhecida, mormente os elagitaninos, derivados de taninos hidrolisáveis da madeira. Destacamos que esses Polifenóis possuem capacidade anticoagulante que reduz o acúmulo de plaquetas no sangue e protegem contra doenças coronárias e câncer.
Além do mais, o consumo moderado da cachaça também tem benefícios psicológicos, como a diminuição da inibição, maior otimismo e maior expectativa de vida. Vai dizer que você nunca tomou umazinha para ir chavecar aquela (e) gata (o).
Com cachaça também da pra fazer um delicioso Frango com cachaça! Veja nosso vídeo: