Algumas cenas de filmes são ambientadas em bares que acabam ficando conhecidos em todo o mundo. Alguns existem na vida real e outros são apenas cenários caprichosamente montados pelos realizadores para nos transportar para momentos e experiências, sem sequer sairmos da poltrona. Quem não sonha em tomar um drinque com os amigos no mesmo balcão onde aconteceram cenas memoráveis da sétima arte? Veja alguns bares de cinema onde aconteceram encontros românticos, reunião de amigos, embates de inimigos com socos e até tiros, outros que serviram para fechar negócios, ouvir boa música, dançar ou refletir sobre a vida, apenas na companhia do barman.
The Korova Milk Bar de “Laranja Mecânica” (1971)
O bar foi construído especialmente para o filme e suas esculturas de mulheres nuas foram inspiradas no trabalho de Allen Jones. Dirigido por Stanley Kubrick e baseado no livro ícone da cultura pop de Anthony Burgess, a história narra as desventuras de Alex (Malcolm McDowell) e seus droogs tomando “Moloko” (leite com alucinógenos), num futuro indeterminado na Inglaterra.
New York Bar de “Encontros e Desencontros” (2003)
O bar existe de verdade e fica no Park Hyatt Tokyo, de onde se tem uma das vistas mais deslumbrantes da cidade. Que assistiu ao longa, dirigido por Sofia Coppola, certamente se lembrará das cenas e do ambiente intimista do New York Bar onde os protagonistas Charlotte (Scarlett Johansson) e Bob Harris (Bill Murray) se encontram.
Mos Eisley Cantina de “Star Wars” (1977)
O bar mais badalado da ficção, a cantina Mos Eisley, é o ponto de encontro de todas as raças da galáxia. No local, pilotos e os mais estranhos seres do universo de George Lucas se reunem para beber, conversar sobre espaçonaves, planetas e garotas alienígenas. Também conhecida como ‘Cantina de Star Wars’, está localizada na cidade espacial de Mos Eisley, no planeta Tatooine. O ambiente contém um balcão de bar, algumas mesas e uma banda de músicos chamada Figrin D’an e os Modal Nodes. As filmagens foram realizadas em três locais diferentes: a parte externa numa estrutura localizada na Tunísia; o interior foi feito no Elstree Studios, em Londres; e os close-ups dos aliens foram captados, em sua maioria, no Hollywood Center Studios.
Le Polidor de “Meia Noite em Paris” (2011)
O ambiente boêmio do pub Le Polidor, em Paris, é cenário para Gil Pender (Owen Wilson) encontrar Ernest Hemingway e Scott Fitzgerald, seus ídolos. O estabelecimento denominado ‘Cremerie Restaurant Polidor’ existe desde 1845 e é um dos mais antigos e bem preservados da capital francesa. De fato, passaram por ele nomes importantes da literatura, arte e música, tanto que Woody Allen o elegeu para uma das cenas do seu filme.
The Cafe 80’s de “De Volta Para o Futuro” (1985)
Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd) chegará de 1985 trazendo de carona Marty McFly (Michael J. Fox) a bordo de um carro convertido em máquina do tempo. Já no futuro, Marty vai ao Cafe 80’s, um café temático retrô, decorado com ícones dos anos 1980, e tenta mudar o destino de sua família. No filme a cafeteria é cenográfica, mas a boa notícia é que existe na cidade de Stoke-on-Trent, Inglaterra, uma réplica exata do estabelecimento. Fica a dica para os fãs para uma próxima viagem.