alcool

 

Uma pesquisa feita na Universidade do Missouri garante que quando estamos embriagados, alcoolizados ou bêbados, anulamos nossos sentimentos de culpa, remorso e vergonha, mas não nossa habilidade de entendermos e sabermos o que estamos fazendo.

Isso explica porque quando estamos de porre, falamos muitas verdades que em sã consciência talvez não falaríamos, por medo ou insegurança.

Essa conclusão se deu após convidar 67 pessoas para um teste, que foram divididos em 3 grupos:

22 tomaram refrigerantes

22 tomaram bebidas alcoólicas (eles não sabiam, mas na verdade não havia alcoól)

O restante, tomou vodca com tônica

Em seguida sentaram em frente a um computador onde tinham que apertar rapidamente o botão com a descrição de cada imagem que aparecia.  Foram mais de 300 imagens.

Todos os participantes erraram algumas vezes e após o teste confessaram que havia errado, menos os bêbados, que quando percebiam os erros, diminuíam a velocidade das respostas na tentativa de evitar outras desatenções.  Era o cérebro quem enviava esse sinal para redobrar a atenção após um erro – todas as atividades cerebrais dos participantes foram acompanhadas por eletroencefalograma.

Só que entre os bêbados, por mais que eles reconhecessem os erros, esse sinal era mais fraco.

Nosso estudo mostra que o álcool não reduz nossa consciência sobre os erros – reduz apenas quanto nós nos importamos em cometer esses erros”, explica Bruce Bartholow, um dos autores da pesquisa.

A principal implicação disso é que as pessoas não deveriam usar a frase ‘ah, eu estava bêbado’ como uma boa desculpa para fazer qualquer que não deveria”, completa.

Fonte: Ciência Maluca