O que dizer da Margarita? Esta deliciosa combinação de Tequila, licor de laranja, limão e sal é um dos drinks mais famosos e apreciados e um clássico presente em muitas “fiestas” mundo a fora.
Quem já bebeu esta delícia pode ter se perguntado: “Quem seria a tal Margarita que deu o nome a este drink? ”
Na verdade, a mulher em questão não se chamava Margarita e sim Margaret Sames. Uma socialite texana que adorava dar festas na sua casa em Acapulco durante a década de 40.
Em uma destas festas, regada a muita bebida e com a presença de celebridades, Margaret foi desafiada pelos amigos a criar um cocktail. Ela então criou este drink a base de tequila e limão que ficou muito popular entre os amigos que ajudaram a levar a fama deste cocktail para os Estados Unidos e depois para o Mundo.
Esta é uma das muitas lendas que envolvem a origem desta bebida, se é verdadeira não sabemos.
O que podemos afirmar com certeza é que este drink ajudou bastante a popularizar a Tequila , visto que até então ela era uma bebida muito marginalizada no México.
A receita clássica da Margarita disponibilizada pela IBA (International Bartenders Association) leva:
35 ml de Tequila
20 ml de Cointreau
15 ml de suco de limão
Coloque os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e bata. Sirva o drink em uma taça de Martini previamente gelada e com o sal em sua borda.
Claro que você pode dar o seu toque especial preparando Margaritas de diversos sabores como por exemplo: usando morango, Curaçao blue e licor de melão.
Inclusive tem vídeo no canal com o Mussum ensinando fazer a Margarita tradicional, a laranja e a azul.