vinho

Olá meus caros amigos, hoje iniciaremos um pequeno manual sobre os vinhos.

O tempo está cada vez mais atrativo para fazermos algumas coisas na companhia de uma boa garrafa desse “néctar” da uva. Com ele podemos cozinhar, ouvir uma playlist bacana, jantar à luz de vela, simplesmente nos curtir, olhando para a janela e analisando a vida com base no reflexo das estrelas. São inúmeras as possibilidades.

Sendo assim, nada mais adequado do que estudarmos juntos, como potencializar esses momentos.

Então, para abrirmos uma boa garrafa de vinho, utilizamos o saca-rolha (óhhhhh). Porém, está cada vez mais comum as pessoas adquirirem um kit vinho, porém a partir daí, quase sempre esses objetos são deixados como instrumento de decoração.

Vamos tentar desvendar a utilização desses aparatos?

Os kits podem conter variações de aparatos, não há uma regra, salvo os instrumentos mais básicos.

Vamos partir do início e por partes. Aconselho quem não tenha taças variadas que utilize a taça ISO (International Standards Organization), que é uma taça curinga, pequena e cristalina.

 

Um kit interessante pode ser formado por (sem contar, claro, a essencialidade das taças):

– Cortador de lacre;
– Saca-rolhas;
– Termômetro;
– Bico dosador ou salva-gotas: acoplado ao bocal do vinho, ajuda a servir sem derramar;
– Tampa;
– Colar ou anel salva gotas;
– Decanter.
– Malas de transporte

 

Cortador de lacre: Como o próprio nome diz, serve para cortar o lacre que cobre a rolha.

cortador de lacre

 

Saca-rolhas: Instrumento utilizado para retirar a rolha das garrafas,com ponta em espiral que serve para facilitar o ingresso do aparato na rolha, de modo a possibilitar que ela seja retirada superando a pequena pressão existente.

Se você está se aventurando no ramo, pode utilizar o saca-rolhas de duas fases (abridor de Sommelier), eis que é muito mais simples de usar, tem dois pontos de apoio e em níveis diferentes.

saca rolha

 

Termômetro: Instrumento que serve para medir a temperatura da bebida. Temos que destacar que não há uma temperatura padrão para os vinhos, dependendo muito de características próprias. Porém, se pudéssemos dar uma “regra geral”, falaríamos que a temperatura deve estar entre 11ºC e 18°C para o vinho tinto e entre 6º e 12º para o branco.

termometro

 

Tampa: Serve para substituir a rolha depois que a garrafa é aberta, de modo a conservar o vinho que não foi consumido.

Colar ou anel salva gotas: aparato de aço inoxidável com forração de feltroque evita que gotas de vinho escorram pela garrafa acidentalmente ou que o vinho respingue. Uma outra funcionalidade é tornar o ato de servir em algo mais delicado.

tampa

 

Decanter: aparato para acelerar a oxigenação da bebida, potencializando e aflorando o sabor e aroma do vinho. Também serve para separar os pequenos sendimentos decorrentes da ação do tempo nos vinhos mais antigos.

decantador-vinho

 

Malas de transporte: São malas ou maletas específicas para o transporte de garrafas de vinho, eis que acomodam melhor as garrafas em seu interior acolchoado.

maleta

 

 

 

 

BAIXE O NOSSO APLICATIVO OFICIAL!

AndroidIOS

 

Amon ass