O Whisky e a Liberdade andam juntos!” (Robert Burns – Poeta Escocês)

 

whiskey-the-drink

 

Olá, pessoal! Quem vos fala é @Onifodente e fui convidado pelo Bebida Liberada para falar sobre WHYSKY. Portanto, preparem-se para uma boa dose de conhecimento sem gelo!

Whisky” vem do termo “Uisge”, que é uma abreviação de “Uisge Beatha” gaélico para ÁGUA DA VIDA! Portanto, nenhuma bebida que leva esse nome não deve ser tratada como qualquer uma…

A deliciosa e apreciada Água da Vida já era definida como “Usquebaugh” ou “Aqua Vitae” antes do Século XVIII e sua produção foi introduzida por São Patrício (SIM! SAINT PATRICK! AQUELE DA FESTA MARAVILHOSA QUE OCORRE NO DIA 17 DE MARÇO!) na Irlanda no Século VI. Nessa época, a produção da bebida era realizada em Monastérios, que usavam o licor com ervas e especiarias para fins medicinais. Daí, o nome de “Água da Vida”.

Se pedir por ela no Reino Unido, Escócia, Canadá, Japão ou no Brasil, peça um Whisky. Se pedir por ela nos Estados Unidos, peça um Scotch. Se você estiver na Irlanda, peça um Whiskey.

O Whisky (ou Whiskey) é feito só com os ingredientes escoceses mais elementares: Água e Cevada (normalmente malteada com turfa).

– Espera aí, Lobão! Como assim??? E a mistura de Maltes???

Calma, Jovem Fodawan… O Tio Oni vai explicar direitinho…

Existem quatro tipos de uísque reconhecidos oficialmente na Escócia:

  1. Single Malt: Com registros históricos que datam de 1494. Um destilado exclusivo de Cevada, é o tipo mais raro e caro de Whisky. Essa belezura deve ser tomada pura, sem gelo e em copos pequenos. Grandes conhecedores de Whisky indicam que se use DUAS GOTAS de uma Água de EXTREMA QUALIDADE e BEM GELADA pingadas na dose. Eles afirmam que essas duas gotinhas fazem com que o Whisky libere mais aroma e sabor.
  2. Vatted: Ele é uma mescla de dois ou mais barris de Single Malts e deve ser apreciado da mesma forma que o Single Malt. SEM GELO E EM COPO PEQUENO! NÃO ASSASSINE O WHISKY!
  3. Grain Whisky: Destilado de grãos, principalmente do Trigo, Milho e Centeio. Ele pode ser tomado em copos de qualquer tamanho, com ou sem gelo. Embora eu aconselhe a tomar sem gelo, para que você possa sentir o sabor do malte sem que ele esteja aguado. Se colocar gelo, beba rápido!
  4. Blended: O mais popular dos Scotches. Ele nasce da mistura de Grainse Single Malts e normalmente possui na sua composição cerca de 40 Whiskys diferentes. Cada mistura de malte leva uma qualidade, as quais são selecionadas e envelhecidas em barris trazendo o sabor característico do Whisky. Esse pode ser bebido puro, com água ou gelo, ou ainda misturados a outras bebidas, como soda, Rye & Coke ou Rye & Ginger Ale, Água de Coco, Energético ou qualquer outro lixo que você queira usar para destruir o sabor do malte.

 

– AIN! MIMIMI! E AQUELA BANDA JACK DANIEL’S QUE EU ADORO???

 

jack

 

OK… Vamos lá… Afinal, não só de Whiskys reconhecidos oficialmente na Escócia vive o homem…

 

Temos aqui, no nosso continente, a produção de Straight Whiskeys. São vários tipos envelhecidos em barris de carvalho novos, como Rye Whiskey, Tennessee Whiskey e Bourbon Whiskey, produzidos nos Estados Unidos da América.

O Blended Bourbon é um tipo de Whisky norte-americano feito quase inteiramente de destilações neutras, com pequenas quantidades de Straight Whiskey e com Ginja adicionada para dar cor e sabor. O tempo mínimo de envelhecimento em barris de carvalho é de oito anos. Este é produzido nos Estados Unidos da América, Canadá e Irlanda.

O Rye-Whisky é uma variedade fermentada a partir de Centeio e também comum nos Estados Unidos da América, Canadá e Irlanda.

E não esqueçamos do Pure Pot Still Whiskey que é feito na Irlanda a partir de uma combinação de cevada maltada e não-maltada.

Esses, tradicionalmente, são bebidos em shots, mas hoje fazem parte de receitas de drinks e outras frescuras.

– Porra, Lobão… Não consigo beber Whisky Cowboy… Essa merda desse queimando a garganta…

Então eu vou te dar uma dica… O que cria a sensação de queimação quando bebemos destilados é a mistura de 3 fatores:

– Álcool;

– Oxigênio;

– Mucosa;

Portanto, para anular essa sensação e sentir o sabor do Whisky, basta eliminar um dos elementos listados acima. Como? Simples! BASTA NÃO ABRIR A BOCA COMO SE FOSSE UMA MALDITA ORCA SALTANDO DO TANQUE DO SEAWORLD PARA SE ALIMENTAR!

Feche a boca e elimine todo o ar dela, encoste a boca no copo e abra o suficiente para que entre APENAS a Água da Vida. Saboreie, respire pelo nariz, engula, saboreie o aroma que permanece na boca e só depois abra a boca. E que não seja pra dizer que quer uma pedra de gelo no Whisky!

Lembre-se: pessoas têm o trabalho de, ao menos 8 anos, para que você tenha o prazer de saborear a bebida. Respeite o trabalho desses nobres homens e mulheres.