Pelo título parece piada pronta, mas não é!

Um grupo de pesquisadores de psicologia da Universidade do Missouri, em Columbia (EUA) fizeram uma pesquisa bastante inusitada, e, porque não, engraçada.

Eles elaboraram uma classificação que descreve diferentes tipos de bêbado, com embasamento cientifico.

O estudo publicado na revista especializada, conclui que existem quatro tipos de bêbados, representados por quatro personagens conhecidos da realidade e ficção:  Mary Poppins, Ernest Hemingway, Mr. Hyde e Professor Aloprado.

Foram analisados descrições de comportamento de 374 estudantes universitários dos Estados Unidos, com idade minima de 18 anos. Os participantes tinham que avaliar suas personalidades e de seus parceiros de copo, em estado de sobriedade e embriaguez, segundo os fatores: extroversão, afabilidade, estado de consciência, estabilidade emocional e intelecto.

 

tipos de bebados

 

Mas afinal, quais são os quatro tipos de bêbados?

 

1. Bêbados tipo Ernest Hemingway:

1ernest

40% dos participantes se identificaram com esse tipo.

O escritor Ernest Hemingway uma vez presumiu que podia beber qualquer quantidade de uísque sem ficar bêbado. Os participantes que se identificaram com ele, não revelam mudanças notáveis de personalidade quando passam da sobriedade à embriaguez.
 

 
2. Bêbados tipo Mary Poppins:

1poppins

14% dos participantes

São particularmente agradáveis quando bêbados, evidenciando um comportamento simpático e amigável. Ficam ainda mais agradáveis e extrovertidos pela ação do álcool.
 

 
3. Bêbados tipo Professor Aloprado:

1Aloprado

19% dos participantes

A personalidade desse grupo faz referência ao personagem que muda de personalidade por uma questão química e se transforma em alguém muito mais extrovertido do que o normal. Porém não se alteram demais com a bebida. Sem risco alto de danos.
 

 
4. Bêbados tipo Mr. Hyde:

1hyde

22% dos participantes

Mr. Hyde, o personagem fictício de Robert Louis Stevenson, se caracterizam por uma redução elevada do estado de consciência, intelecto e afabilidade quando bêbados.

Segundo a pesquisa, os membros desse grupo apresentaram “tendência a ser menos responsáveis, menos inteligentes e mais hostis sob influencia do álcool”.

Os investigadores afirmam que esse grupo possui maior probabilidade de vivenciar consequências negativas associadas ao consumo de álcool, como perdas de memória e detenções por mau comportamento.

 

 

O Objetivo da pesquisa, é que os tipos de bêbados, sirva, por exemplo, para ajudar a personalizar intervenções em casos de alcoolismo.

 

Vi no Terra