O sonho de todo exagerado bebedor, uma cerveja que não dá ressaca está quase pra virar realidade, segundo experimentos dos pesquisadores da Universidade de Griffith da Austrália, publicado no International Journal of Sport Nutrition.
Segundo os pesquisadores, a adição de eletrólitos em bebidas alcóolicas aumenta a retenção de líquidos e com isso também aumenta significativamente a propriedade de hidratação da bebida, resultando na diminuição da ressaca.
“A cerveja não é o que eu chamaria de um desidratante, mas é um hidratante muito pobre. Ela não faz você perder mais líquido, mas simplesmente não oferece qualquer benefício nesse sentido”, disse Ben Desbrow, professor responsável pela condução do estudo.
O truque é feito com a adição de sódio na cerveja. As cobaias produziram muito menos urina, o que resulta numa desidratação menor. Desbrow, no entanto, alerta: “estamos apenas em busca de minimizar esses efeitos ruins da cerveja. O álcool nunca vai ser uma solução propícia para a desidratação”, afirmou.