Escrito por: @edmonfa
 
Sempre fui apreciador de cervejas em grandes quantidades, geladas e baratas. Isso todo mundo que bebe cerveja é. Mas quando se começa a aprofundar no assunto a história muda… Ou melhor, ganha uma nova versão. Saber diferenciar os estilos, e ver que existem VÁRIOS estilos de cerveja, escolher seu estilo preferido, tender mais a um a outro, harmonizar com cada porção ou prato, servir no copo correto, entre essas coisas pode ser mais interessante do que parece, até porque tudo na prática ficar melhor!

Tá, vamos começar com uma dica valiosa, NÃO SEJA CHATO! Para começar a beber cervejas especiais não precisa parar de beber as cervejas de boteco e nem levar garrafas caras para churrascos, dá pra separar isso aí…  Dica dada, vamos ao que interessa…

Saber quantos tipos de cervejas existe, qual diferença existe em cada um, em qual copo servir e com qual prato ou porção combina melhor não é algo que se aprenda de uma só vez, rola uma pouca teoria e muita… MUITA prática. (Eu optei pela prática!). As cervejas podem ser divididas em seus tipos entre Ales, de alta fermentação (e maior teor alcoolico) e Largers, de baixa fermentação (e por consequência de menor teor alcoólico). As Largers são as consumidas com maior quantidade com sensação de refrescância e são mais baratas e mais comuns, é o que a gente bebe no bar. Já as Ales são as que a gente procura harmonizar com um prato ou porção, pelo preço alto se bebe às vezes uma ou outra garrafa, mas vale cada gole, com cremosidade diferente, maltes diferenciados para cada tipo e algumas levam até especiarias, como canela, chocolate, caramelo e por aí vai… Elas são mais legais de usar copos diferenciados e pra pagar de conhecedor, da pra fazer até aquela paradinha que o povo faz com o vinho de fazer um circulo com a taça e para sentir o aroma (mas só faz isso se você realmente souber diferenciar o aroma, nada mais babaca do que fazer isso e falar merda, na dúvida um ‘não sei’ cai bem, ou não faz!).

A partir do momento em que você começa diferenciar as cervejas, já da pra saber diferenciar cada copo, cada cerveja rola um copo mais diferenciado, mas via de regra:
 
Cervejas leves em copo Pilsner;


 
Cervejas de trigo em copo Weiss ;


 
Cervejas Ales em copo tipo pint ;


 
Cervejas escuras em copos tipo cálice;



 
Na dúvida, serve em uma taça ao estilo tulipa, pois combina com qualquer cerveja.


 
A parte da harmonização fica muito a gosto, tem gente que pega um prato gorduroso e uma cerveja leve, tem gente que usa cerveja leve pra salada e prato gorduroso pra cervejas mais amargas, mas as de trigo são as que combinam com a maioria… Se quiser impressionar uma mulher, vai pelas de trigo que é sucesso.

Você não vai entender de cerveja com um artigo, como eu disse a maior parte fica na prática, então, bora pra um bar testar isso tudo aee!